Sobre o escritor

Elenilto Saldanha Damasceno

Escritor, professor e jornalista

Olá!
Bem-vind@ ao meu site!

Sou escritor, jornalista e professor de Língua Portuguesa e de Literatura na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura e especialista em Literatura Brasileira, pós-graduações realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e sou licenciado em Letras/Português e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, graduações realizadas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Em 2020, iniciei uma nova etapa de vida ao projetar uma carreira como escritor. Era um sonho antigo e, aos 52 anos, reconheci que chegara o momento de me dedicar a ser escritor em formação e em ação. Participei do “Curso de escrita criativa”, com os escritores e professores Luiz Antônio de Assis Brasil e Jéferson Assumção, e da “Oficina de criação literária” da Editora Metamorfose, com o escritor e professor Marcelo Spalding.

Em 2021, iniciei o “Curso de formação de escritores” da Editora Metamorfose. O escritor em formação tornou-se escritor em ação.

Participei da publicação de quatro livros. O primeiro foi publicado em abril: a coletânea de contos “A vida aqui não é fácil” (Editora Metamorfose). O segundo, obra individual, foi publicado em junho: o estudo crítico literário “Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis” (Editora Dialética). O terceiro foi publicado em agosto: a coletânea “Prêmio Off Flip de Literatura 2021: conto” (Editora Selo Off Flip), como autor de um dos textos finalistas. O quarto foi publicado em outubro: a coletânea “Contos reunidos” (Editora Metamorfose).

Em setembro, ingressei na Associação Gaúcha de Escritores (AGES).

Em 2022, concluí o “Curso de formação de escritores” da Editora Metamorfose.

Participei da publicação de três livros. O primeiro foi publicado em julho: a coletânea “Contos reunidos 2022” (Editora Metamorfose). O segundo foi publicado em setembro: a coletânea de contos e relatos “De volta aos anos 60” (Editora Metamorfose). O terceiro, a coletânea “Prêmio Off Flip de Literatura 2022: conto” (Editora Selo Off Flip), foi publicado em outubro.

Em setembro, tornei-me colunista no site Artistas Gaúchos, especializado em Literatura e Arte.

Em outubro, meu livro “Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis” foi indicado como uma das obras finalistas do Prêmio AGES 2022, na categoria não ficção.

Este site foi criado para divulgação dessas novas experiências de vida como escritor.

Um abraço!
Saúde e paz!

%d blogueiros gostam disto: