Blog

Poder e degradação

O romance Porteira fechada, do escritor gaúcho Cyro dos Santos Martins, natural de Quaraí, é uma das principais obras literárias sul-rio-grandenses. Através do drama vivenciado pela personagem João Guedes e sua família, o autor representa a crise econômica e social vivenciada pelos trabalhadores rurais gaúchos nas primeiras décadas do século XX. O título da narrativa,Continuar lendo “Poder e degradação”

Porteira fechada

Artigo literário publicado na seção de artigos do site de notícias Berlinda News. DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Porteira fechada. Berlinda News, São Leopoldo, 15 ago. 2022. Disponível em:

Conversando sobre o livro “Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis”

Entrevista no programa Tocando o coração, enxergando a alma, na plataforma multimídia YouTube. A entrevista foi realizada durante a 1ª Minifeira de Livros no Chalé, na Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Porto Alegre, no dia 30 de julho, e a gravação foi disponibilizada no canal Tocando o coração, enxergando a alma, no YouTube, noContinuar lendo “Conversando sobre o livro “Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis””

O fim de uma guerra

Artigo literário publicado na seção de artigos do site de notícias Berlinda News. DAMASCENO, Elenilto Saldanha. O fim de uma guerra. Berlinda News, São Leopoldo, 1 ago. 2022. Disponível em: POR ELENILTO DAMASCENO: O fim de uma guerra

A força telúrica de Bibiana

Artigo literário publicado na seção de artigos do site de notícias Berlinda News. DAMASCENO, Elenilto Saldanha. A força telúrica de Bibiana. Berlinda News, São Leopoldo, 18 jul. 2022. Disponível em:

Os sem-terra em “O tempo e o vento”

Nas transições entre capítulos de “O Continente”, primeira parte da trilogia “O tempo e o vento”, Érico Veríssimo insere pequenas histórias em prosa poética que escapam do fluxo da narrativa principal. São os chamados intermezzis ou interlúdios. Segundo o professor Luiz Marobin, “nos interlúdios tudo assume feição lírica. O quadro desvincula-se dos compromissos com aContinuar lendo “Os sem-terra em “O tempo e o vento””

O vendaval Luzia, de “O tempo e o vento”

Artigo literário publicado na seção de artigos do site de notícias Berlinda News. DAMASCENO, Elenilto Saldanha. O vendaval Luzia, de O tempo e o vento. Berlinda News, São Leopoldo, 4 jul. 2022. Disponível em: POR ELENILTO DAMASCENO: O vendaval Luzia, de “O tempo e o vento”

Blau Nunes

As primeiras manifestações literárias gaúchas surgiram na oralidade popular, em lendas, “causos”, cantigas simples e provérbios a retratarem a vida e os valores de nosso povo. Nosso primeiro grande escritor, o pelotense João Simões Lopes Neto, apropriou-se dessas construções orais e as transpôs para a escrita, aprimoradas literariamente através de sua criação autoral. Nas narrativasContinuar lendo “Blau Nunes”

Cultura capilé

Entrevista no programa Cultura capilé, na plataforma de notícias multimídia Berlinda News. A entrevista foi realizada no programa do dia 24 de junho de 2022, com transmissão ao vivo e on-line pela rádio web Berlinda e com transmissão ao vivo em live na página do Berlinda News no Facebook. DAMASCENO, Elenilto Saldanha; MÜLLER, Ângela Maria. Cultura capilé. São Leopoldo, Berlinda News, 24 jun. 2022. PROGRAMA EM PLATAFORMA MULTIMÍDIA.Continuar lendo “Cultura capilé”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: