O senso comum aceita que “futebol e política não se discute”. Há cronistas evasivos, que não abordam assuntos polêmicos e procuram agradar um público leitor padronizado. Há, também, cronistas corajosos, que não se omitem nem se rendem, que despertam a reflexão crítica, para alguns incômoda, com boas informações, inteligência e bom humor. Tomaz Fantin de Souza é assim neste seu terceiro livro.
O futebol é o tema da primeira metade da obra, sobre o qual o autor demonstra bastante conhecimento, mas também assume sua paixão. Terá a simpatia de metade da população gaúcha em rivalidade característica de nossa cultura. Na segunda metade da obra, são outras as questões com potencial para atiçar polarizações sociais já evidentes, como as diferentes perspectivas políticas. É aí que o cronista gaúcho, leitor voraz de Machado de Assis (e outros grandes autores), reverbera a tradição da crônica machadiana e, com inteligência e ironia, propõe-se não só a desnudar, mas também a intervir na realidade, antes que a humanidade se extinga em doses homeopáticas.
Elenilto Saldanha Damasceno
DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Texto de apresentação. In SOUZA, Tomaz Fantin de. Doses homeopáticas. Metamorfose: Porto Alegre, 2025.

