
Uma minicrônica tragicômica
09 – 13 – 21 – 32 – 33 – 59 Por muito pouco, Porto Alegre não teve um contemplado entre os ganhadores da Mega Sena da Virada. Fulano de Tal, taxista, acertou a quina e recebeu o prêmio de R$ 11.931,42. Houvesse acertado também o número que faltou, seria um dos novos milionários do…
Caminhada de um leitor em seu pós-dia
A caminhada me faz ir aonde meus olhos, somente, não podem me levar. Se estás aqui, a mesma caminhada se transforma em leitura que te faz ir aonde os teus pés não precisaram te levar. * Imagem captada pelo autor.
Previsão para 2026
Nos finais de ano, despontam projeções para o ano seguinte. Na mídia, é comum a divulgação de previsões astrológicas para os doze signos do Zodíaco. Não acredito em Astrologia nem em horóscopos, mas não nego que a descrição das características particulares relacionadas a Capricórnio faz com que eu, nascido em 23 de dezembro, me reconheça…
Carta do editor
Texto de apresentação publicado na revista Expressão Digital, em suas edições impressa (outubro de 2025) e eletrônica (dezembro de 2025). DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Carta do editor. Expressão Digital, Novo Hamburgo, p. 2, v. 16, n. 32, out. 2025. DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Carta do editor. Expressão Digital, Novo Hamburgo, v. 16, n. 32, dez. 2025. Disponível em: https://expressaodigital.liberato.com.br/?p=14784
A crítica de Sílvio Romero, a crítica de José Veríssimo e a polarização sobre a obra de Machado de Assis
Artigo de opinião publicado no site Plataforma de escritores. DAMASCENO, Elenilto Saldanha. A crítica de Sílvio Romero, a crítica de José Veríssimo e a polarização sobre a obra de Machado de Assis. Plataforma de escritores, Porto Alegre, 1 dez. 2025. Disponível em: https://www.plataformadeescritores.com.br/textos/a-critica-de-silvio-romero-a-critica-de-jose-verissimo-e-a-polarizacao-sobre-a-obra-de-machado-de-assis
Texto de apresentação de “Doses homeopáticas”, de Tomaz Fantin de Souza
O senso comum aceita que “futebol e política não se discute”. Há cronistas evasivos, que não abordam assuntos polêmicos e procuram agradar um público leitor padronizado. Há, também, cronistas corajosos, que não se omitem nem se rendem, que despertam a reflexão crítica, para alguns incômoda, com boas informações, inteligência e bom humor. Tomaz Fantin de…
A historiografia literária e a obra de Machado de Assis
Artigo de opinião publicado em minha coluna no site Artistas gaúchos e nos sites Escrita criativa e Plataforma de escritores. DAMASCENO, Elenilto Saldanha. A historiografia literária e a obra de Machado de Assis. Artistas gaúchos, Porto Alegre, 29 set. 2025. DAMASCENO, Elenilto Saldanha. A historiografia literária e a obra de Machado de Assis. Escrita criativa, Porto Alegre, 29 set. 2025. DAMASCENO, Elenilto Saldanha.…
Professor da Liberato participará do “LeiturAção 2025”
Reportagem publicada no site da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA. Professor da Liberato participará do LeiturAção 2025. Novo Hamburgo, 22 set. 2025. Disponível em:https://www.liberato.com.br/professor-da-fundacao-liberato-participara-do-leituracao-2025/
Encontros literários
São Leopoldo contará, a partir deste mês, com os Encontros de Escrita Criativa presenciais, ministrados mensalmente pelo professor e escritor leopoldense Elenilto Saldanha Damasceno (foto). A ação se junta aos encontros on-line semanais do Curso de Formação de Escritores da Metamorfose, criado há dez anos e dirigido pelo professor e escritor Marcelo Spalding, com mais…
Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.
Siga meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.