Nos últimos anos, despontou e se afirmou uma expressiva produção literária em São Leopoldo, com muita qualidade e diversidade. Observa-se uma participação significativa de autoras e autores leopoldenses em feiras do livro e uma agenda crescente de eventos literários.
Uma das ações essenciais para essa grande movimentação literária é o projeto “Escritoras e escritores da gente”, da Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog, o qual apresenta autoras e autores leopoldenses e da região. Nesse projeto, já foram divulgados 26 nomes, a saber: Roseane Oliveira da Silva, Jader Santini, Everton Cidade, João Neri Satter Mello, Vera Maria Hoffmann, Luiz Carlos Torres Araújo, Jessie Correa, Milene Barazzetti, Marlon Costa, Kátia Dickel, Malu Eduarda Knobloch, Marileia Sell, Caroline Rodrigues, Amarildo Veiga, Elenilto Saldanha Damasceno, Elvira Hoffmann, Paulo Adilio Prestes Ferreira, Anna Lúcia Garske, Angela Maria Mülller, Elson Cascata, Matheus Freitas, James Berwaldt, Mitti Mendonça, Jaime de Andruart, Claudio Luciano Dusik e José Luiz Possato Júnior. As obras de boa parte desse grupo estão disponíveis para a comunidade em uma estante específica na biblioteca.
Sobre o recente 7 de janeiro, “Dia do leitor”, o jornal VS publicou reportagem na qual uma das profissionais que atua na Biblioteca Vianna Moog, ao comentar sobre os gêneros literários mais buscados, declarou que “Também são muito procurados os livros de suspense, contos gaúchos, de autores locais e de autoajuda”.
É uma alegria participar desse movimento e saber que a atual produção literária local tem circulação e recepção em nossa comunidade leitora. Quiçá esse movimento encontre espaços também em nossas escolas, na formação de “leitoras e leitores da gente”. Convido-os a conhecerem também “as escritoras e os escritores da gente”. Vocês se surpreenderão com a qualidade dos livros publicados.
DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Escritoras e escritores da gente. Jornal ABC, São Leopoldo, p. 28, 17 jan. 2025.
