O gênero textual resenha

Resenhar é relacionar características de uma obra artística ou objeto cultural, destacar seus aspectos relevantes e descrever circunstâncias de sua produção. O resenhador procede seletivamente, de acordo com sua intenção discursiva, e filtra aspectos que julga mais importantes na obra analisada. A elaboração da resenha depende de sua finalidade, do público a que se destina, do suporte e do veículo de comunicação nos quais circulará.

A resenha crítica é um texto de modalidades descritiva e argumentativa. A parte descritiva contém algumas informações necessárias como título completo e exato, nomes do autor, da editora ou produtora, da coleção à que a obra pertence, local e data de publicação, número de volumes, de páginas ou faixas, tempo total de duração, tema, forma de divisão, nome do tradutor, língua ou país original de produção.

A resenha é pontuada por apreciações, notas e relações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a escreve. Por isso, é também um texto argumentativo. Na abordagem do assunto da obra, indica sucintamente o tema central e o ponto de vista adotado pelo autor. Nessa parte argumentativa, comenta-se sobre trechos, personagens, episódios, cenas ou faixas específicas, estrutura interna, meio de produção.

A análise proposta pode relacionar-se à vida do autor, a outras obras suas ou de outros autores, a fatos da realidade social. O resenhador expõe opiniões e julgamentos particulares sobre as ideias, o alcance e a importância da obra. Enquanto texto argumentativo, a resenha apresenta uma avaliação crítica geral sobre o objeto cultural analisado e, normalmente, segue a estrutura textual dessa modalidade discursiva: introdução, desenvolvimento e conclusão.

DAMASCENO, Elenilto Saldanha. O gênero textual resenha. Jornal VS, São Leopoldo, p. 8, 21 jun. 2022.

Foto por Liza Summer em Pexels.com

Publicado por eleniltosaldanhadamasceno

Sou professor de Língua Portuguesa e de Literatura, jornalista e iniciei, em 2020, minhas atividades como escritor em formação e em ação. Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura, especialista em Literatura Brasileira, graduado em Letras e em Jornalismo. Tenho 54 anos, nasci e sempre vivi em São Leopoldo/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: