Blau Nunes

As primeiras manifestações literárias gaúchas surgiram na oralidade popular, em lendas, “causos”, cantigas simples e provérbios a retratarem a vida e os valores de nosso povo. Nosso primeiro grande escritor, o pelotense João Simões Lopes Neto, apropriou-se dessas construções orais e as transpôs para a escrita, aprimoradas literariamente através de sua criação autoral.

Nas narrativas de Contos gauchescos e Lendas do Sul, Simões Lopes Neto apresenta um narrador-personagem inesquecível, “o benquisto tapejara Blau Nunes, desempenado arcabouço de oitenta e oito anos, todos os dentes, vista aguda e ouvido fino”, o qual conhece muitas regiões do Rio Grande do Sul, cujas características físicas e geográficas descreve minuciosamente, e demonstra, também, amplo conhecimento sobre fatos históricos e lendários arraigados na memória e no imaginário do povo sul-rio-grandense.

Blau Nunes é um “eu” dotado de uma memória de rara nitidez a recordar e narrar o passado e suas reminiscências. Pode ser classificado como “narrador tribal”, uma vez que é um idoso respeitado por sua história e conhecimento de vida, o qual transmite e difunde a cultura, mitos e valores coletivos às gerações mais jovens. Seus relatos apresentam linguagem tipicamente regional e variantes predominantemente orais, enriquecidas com vocábulos populares e a assimilação linguística de termos do idioma castelhano (os espanholismos). Blau é um narrador autocrático, embora acessível e simpático, e ele próprio é uma representação identitária simbólica do gaúcho, forjada através de discursos ufanistas que enaltecem o heroísmo épico de personagens históricas ou anônimas do povo e que manifestam o senso comum em pensamentos e costumes populares que constituem uma espécie de “filosofia regional”.

DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Blau Nunes. Jornal VS, São Leopoldo, p. 16, 30 jun. 2022.

Foto por Brandon Randolph em Pexels.com

Publicado por eleniltosaldanhadamasceno

Sou professor de Língua Portuguesa e de Literatura, jornalista e iniciei, em 2020, minhas atividades como escritor em formação e em ação. Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura, especialista em Literatura Brasileira, graduado em Letras e em Jornalismo. Tenho 54 anos, nasci e sempre vivi em São Leopoldo/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: