50 anos da ditadura militar no Brasil: reflexões sobre o golpe

Tabajara Ruas

Entrevista com o escritor gaúcho Tabajara Ruas, publicada na revista Expressão Digital, em suas edições eletrônica (setembro de 2014) e impressa (outubro de 2014).

Em 2014, completaram-se 50 anos do golpe militar no Brasil.

Para melhor compreensão sobre esse fato histórico e para maior reflexão sobre o valor da democracia e da liberdade, a Fundação Liberato realizou uma semana temática com atividades diversificadas, como exposições de textos e fotografias, depoimentos, mostras de filmes e palestras.

Participaram dessas atividades convidados como o jornalista Juremir Machado da Silva, o músico e compositor Raul Moura Ellwanger e o escritor Marcelino Tabajara Gutierrez Ruas. O escritor Tabajara Ruas foi o expositor na mesa Escritores no exílio, mediada pelo professor Elenilto Saldanha Damasceno.

A entrevista com o escritor gaúcho Tabajara Ruas, publicada na revista Expressão Digital e aqui compartilhada, foi realizada por Leandro Andrighetti, professor de Filosofia, e por Elenilto Saldanha Damasceno, professor de Língua Portuguesa e de Literatura, ambos docentes da Fundação Liberato.

DAMASCENO, Elenilto Saldanha; ANDRIGHETTI, Leandro; RUAS, Marcelino Tabajara Gutierrez. Tabajara Ruas. Expressão Digital, Novo Hamburgo, v. 5, n. 11, p. 20-21, set./out. 2014.

Disponível em:

Expressão Digital – Fundação Liberato – expressaodigital@liberato.com.br | Tabajara Ruas

Publicado por eleniltosaldanhadamasceno

Sou professor de Língua Portuguesa e de Literatura, jornalista e iniciei, em 2020, minhas atividades como escritor em formação e em ação. Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura, especialista em Literatura Brasileira, graduado em Letras e em Jornalismo. Tenho 53 anos, nasci e sempre vivi em São Leopoldo/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: