Alternativa ecossocialista

O capitalismo é um sistema fundamentado na divisão de classes, na desigualdade social, na exploração do trabalho humano para o enriquecimento de uma elite dominante. Não é por acaso que essa elite, que equivale a 1% da população global, concentra montante de fortuna e bens igual a dos outros 99% da humanidade.

Sob a vigência desse sistema, vivemos, agora, a maior crise humanitária dos séculos recentes. Mesmo assim, o capitalismo não deixará de ser o que é, pois essa crise não é apenas seu resultado, é também sua ferramenta.

O fato é que esse sistema não deu certo. Só “deu e dá certo” para o 1% mencionado anteriormente. O capitalismo consumista e rentista, além de transformar vidas em mercadorias, muitas delas descartáveis, levou-nos ao esgotamento dos recursos naturais e à iminência de um colapso ambiental.

Não há como garantir soluções para a superação dessa crise humanitária. Há como apontar e buscar alternativas. O ecossocialismo democrático, enquanto sistema em que a produção e o trabalho não visem ao enriquecimento de uns poucos através da exploração de quase todos, mas sim à garantia de suprimento igualitário de tudo o que é necessário para a digna existência de todos, desponta como importante alternativa para uma nova cosmovisão na relação com o planeta, em que a preservação dos recursos naturais também seja prioridade.

Há uma contraposição nítida entre esses dois sistemas: a vida sob o controle e a serviço do capital, ou o capital sob o controle e a serviço da vida. O futuro será resultado do presente. Por isso, o ecossocialismo democrático desponta, cada vez mais, como a alternativa para se tentar impedir que as próximas gerações se transformem nas últimas.

DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Alternativa ecossocialista. Jornal VS, São Leopoldo, p. 12, 23 abr. 2021.

Foto por Leonid Danilov em Pexels.com

Publicado por eleniltosaldanhadamasceno

Sou professor de Língua Portuguesa e de Literatura, jornalista e iniciei, em 2020, minhas atividades como escritor em formação e em ação. Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura, especialista em Literatura Brasileira, graduado em Letras e em Jornalismo. Tenho 53 anos, nasci e sempre vivi em São Leopoldo/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: