Fala e diversidade

Ferdinand de Saussure, considerado o pai da Linguística, estabeleceu a distinção entre langue (língua) e parole (fala). A língua é um sistema, um conjunto de formas que se combinam segundo regras e em diferentes níveis estruturais. A Fonética observa o nível fonológico e a produção dos sons articulados para a comunicação. Seu objeto de estudo é a fala humana. Saussure definiu a fala como utilização individual e concreta da língua. A fala  não é apenas combinação do sistema da língua pelos falantes. É, também, veículo dinâmico e suscetível a transformações que, posteriormente, são assimiladas pelo sistema linguístico. A partir desses conceitos, percebe-se que as mudanças na língua são construídas através da linguagem falada, do uso oral e coloquial da língua como meio de comunicação e interação social.

Há uma relação muito forte entre linguagem falada e processo histórico-cultural. Tomemos um exemplo. Há variantes de fala bem características no Rio Grande do Sul. Nosso estado possui rica diversidade cultural, determinada pelas contingências históricas de ocupação territorial e pela participação de diferentes grupos étnicos em sua formação. Dessa confluência de pessoas, vozes e culturas surgiram os diferentes falares regionais nas variadas comunidades de falantes.

A Linguística não omite essas variações de registros do uso da língua e não se preocupa em dar vereditos sobre modos de falar certos ou errados. Ela é uma ciência e, como tal, olha para os seres humanos e para o mundo com o intuito de decifrá-los e compreendê-los.

DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Fala e diversidade. Jornal VS, São Leopoldo, p. 10, 4 nov. 2021.

Foto por Ketut Subiyanto em Pexels.com

Publicado por eleniltosaldanhadamasceno

Sou professor de Língua Portuguesa e de Literatura, jornalista e iniciei, em 2020, minhas atividades como escritor em formação e em ação. Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura, especialista em Literatura Brasileira, graduado em Letras e em Jornalismo. Tenho 53 anos, nasci e sempre vivi em São Leopoldo/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: