Aspectos sobre a interpretação

Recente pesquisa sobre o indicador de analfabetismo funcional no Brasil apontou que 29% da população não conseguem interpretar adequadamente o que leem. Ressalte-se que as dificuldades de quem lê também estão relacionadas às dificuldades de quem escreve. Três importantes aspectos sobre a interpretação ilustram essa questão: a ambiguidade, a pressuposição e o subentendido.

A ambiguidade consiste na possibilidade de uma frase apresentar duplicidade de sentido, permitir duas ou mais interpretações diferentes. É comum ocorrer em função do desconhecimento do contexto da enunciação. Por exemplo, na frase “Mário não consegue passar perto de uma tabacaria”, ocorre essa ambiguidade situacional, pois o enunciado pode ser desdobrado em três interpretações: Mário fuma e não consegue passar perto de uma tabacaria sem entrar e comprar cigarros; ou Mário tem muita aversão ao fumo e não consegue passar perto de uma tabacaria; ou Mário encontra algum obstáculo que o impede de se aproximar de uma tabacaria.

A pressuposição é uma relação de sentido entre frases a qual compreende o compartilhamento de uma ideia cuja veracidade é aceita, embora não conste em forma de conteúdo declarado, expresso. Por exemplo, a partir da frase “Mário parou de fumar”, é possível inferir ou pressupor que Mário fumava e, também, que Mário não fuma mais.

A distinção entre pressuposição e subentendido é sutil. O subentendido é uma ideia implícita, uma inferência ou interpretação de sentido que desponta em uma enunciação, sem afirmação explícita. Por exemplo, a partir da frase “Mário parou de fumar, mas o exame indicou que fez isso tarde demais”, subentende-se que Mário está com alguma doença irreversível causada pelo fumo.

DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Aspectos sobre a interpretação. Jornal VS, São Leopoldo, p. 9, 22 nov. 2021.

Foto por cottonbro em Pexels.com

Publicado por eleniltosaldanhadamasceno

Sou professor de Língua Portuguesa e de Literatura, jornalista e iniciei, em 2020, minhas atividades como escritor em formação e em ação. Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura, especialista em Literatura Brasileira, graduado em Letras e em Jornalismo. Tenho 53 anos, nasci e sempre vivi em São Leopoldo/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: