Abril de livros e crianças

Nos dias 2 e 18 de abril, são celebrados o Dia Internacional e o Dia Nacional do Livro Infantil. A data nacional homenageia o escritor paulista José Bento Renato Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, há 140 anos.

Monteiro Lobato é considerado precursor e um dos expoentes de nossa literatura infantil. Sua obra-prima é Sítio do Pica-pau Amarelo, série constituída por 23 livros, que encanta gerações de leitoras e leitores e marca o início de uma autêntica produção literária para o público infantojuvenil brasileiro. Nela, o autor emprega linguagem coloquial e próxima à oralidade, com a qual se aproxima da compreensão e do uso linguístico das crianças.

Lobato representa o universo da infância pelo ponto de vista das crianças. Suas personagens infantis são criativas, curiosas e livres, têm vontade própria, não vivem sob tutela de adultos. Nesses aspectos, a obra é um convite à leitura emancipatória. Suas histórias apresentam às crianças o mundo como ele é, mas estabelecem inúmeras relações com a fantasia. Constroem, assim, a integração entre realidade e sonhos e preparam leitoras e leitores infantis para a transição às fases seguintes da vida sem, contudo, abandonarem a criatividade, o prazer lúdico e o bom humor.

Sítio do Pica-pau amarelo apresenta diversas personagens que alimentam o repertório cultural e o imaginário infantil em tramas repletas de aventuras e paródias de narrativas tradicionais, as quais ressurgem como propostas de desconstrução de visões dicotomizadas e rígidas entre realidade e fantasia. Assim, a obra conduz leitoras e leitores de todas as idades à descoberta de que realidade e fantasia não fazem parte de universos separados, pois a fantasia se revela uma das formas de compreensão da realidade.

DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Abril de livros e crianças. Jornal VS, São Leopoldo, p. 8, 19 abr. 2022.

Foto por Yaroslav Shuraev em Pexels.com

Publicado por eleniltosaldanhadamasceno

Sou professor de Língua Portuguesa e de Literatura, jornalista e iniciei, em 2020, minhas atividades como escritor em formação e em ação. Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura, especialista em Literatura Brasileira, graduado em Letras e em Jornalismo. Tenho 54 anos, nasci e sempre vivi em São Leopoldo/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: