Nos dias 2 e 18 de abril, são celebrados o Dia Internacional e o Dia Nacional do Livro Infantil. A data nacional homenageia o escritor paulista José Bento Renato Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, há 140 anos.
Monteiro Lobato é considerado precursor e um dos expoentes de nossa literatura infantil. Sua obra-prima é Sítio do Pica-pau Amarelo, série constituída por 23 livros, que encanta gerações de leitoras e leitores e marca o início de uma autêntica produção literária para o público infantojuvenil brasileiro. Nela, o autor emprega linguagem coloquial e próxima à oralidade, com a qual se aproxima da compreensão e do uso linguístico das crianças.
Lobato representa o universo da infância pelo ponto de vista das crianças. Suas personagens infantis são criativas, curiosas e livres, têm vontade própria, não vivem sob tutela de adultos. Nesses aspectos, a obra é um convite à leitura emancipatória. Suas histórias apresentam às crianças o mundo como ele é, mas estabelecem inúmeras relações com a fantasia. Constroem, assim, a integração entre realidade e sonhos e preparam leitoras e leitores infantis para a transição às fases seguintes da vida sem, contudo, abandonarem a criatividade, o prazer lúdico e o bom humor.
Sítio do Pica-pau amarelo apresenta diversas personagens que alimentam o repertório cultural e o imaginário infantil em tramas repletas de aventuras e paródias de narrativas tradicionais, as quais ressurgem como propostas de desconstrução de visões dicotomizadas e rígidas entre realidade e fantasia. Assim, a obra conduz leitoras e leitores de todas as idades à descoberta de que realidade e fantasia não fazem parte de universos separados, pois a fantasia se revela uma das formas de compreensão da realidade.
DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Abril de livros e crianças. Jornal VS, São Leopoldo, p. 8, 19 abr. 2022.
