Empreendedorismo ou solidariedade

Essas palavras carregam a força de um contexto que pode unir ou separar indivíduos, que delimita visões de mundo. Mesmo que sejam aproximadas, elas não se completam. O uso do vocábulo “solidariedade”, que representa fortemente uma noção de associação coletiva e humana, foi mais recorrente em tempos recentes. Já o vocábulo “empreendedorismo”, mais comum no tempo atual, não tem essa mesma representação; ao contrário, tem sido mais relacionado à esfera individual e ao universo tecnológico.

Para ilustrar essa contraposição, por exemplo, em um tempo bem recente, pensou-se em mudar o mundo através de uma proposta denominada “Economia solidária”. Já nestes tempos mais liberais, o vocábulo “empreendedorismo” se sobrepõe como um imperativo. É por isso, por exemplo, que feiras de economia solidária são renomeadas como feiras de empreendedorismo. Por que palavras e expressões precisam ser substituídas, muitas vezes até banidas?

As palavras, quando se unem em discursos, são ativas. Não existe neutralidade quando se associam. Particularmente, penso que a palavra “solidariedade’ é mais magnânima e essencial do que a palavra “empreendedorismo”, embora não deixe de reconhecer o valor e a importância do empreender. Porém, questiono e lamento que se interdite ou se rechace uma palavra tão bonita como “solidariedade”, pois sem ela a vida perde sua poesia, e nós perdemos o sentimento de humanidade.

DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Empreendedorismo ou solidariedade. Jornal VS, São Leopoldo, p. 11, 18 dez. 2018.

Foto por Anna Nekrashevich em Pexels.com

Publicado por eleniltosaldanhadamasceno

Sou professor de Língua Portuguesa e de Literatura, jornalista e iniciei, em 2020, minhas atividades como escritor em formação e em ação. Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura, especialista em Literatura Brasileira, graduado em Letras e em Jornalismo. Tenho 53 anos, nasci e sempre vivi em São Leopoldo/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: