Momentos inesquecíveis na sala escura

Entre 6 e 19 de junho, São Leopoldo foi uma das 63 cidades brasileiras que sediaram a 10ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês. A sala 3 do Cinesystem Bourbon tornou-se espaço de exibição e lançamento de excelentes filmes, produzidos em 2018 e 2019, obras que representam o melhor do Cinema de Arte contemporâneo.

Quem viveu a juventude em São Leo nos anos 80 lembrará da “Sessão de Arte”, no histórico Cine Brasil, uma sessão alternativa e semanal que exibia grandes filmes inéditos, às sextas-feiras, às 22 horas. Eram momentos únicos, que já sinalizavam o que aconteceria depois, com o advento dos shoppings centers e a concentração das salas de Cinema nesses centros de consumo. Desde então e cada vez mais, as salas exibem filmes comerciais e formam um público homogêneo que assiste a obras que tendem a ser selecionadas pela previsão de arrecadação de bilheteria, e não pela qualidade. O acesso ao Cinema de Arte, baseado no trabalho de grandes diretores e intérpretes e em roteiros inteligentes e sensíveis sobre questões existenciais humanas, tornou-se exceção. Hoje, parece que o combo pipoca + refrigerante é a marca do lazer cinéfilo, e não mais as obras que enriquecem a alma dos espectadores.

A oportunidade de assistir aos 17 filmes do Festival Varilux de Cinema Francês em São Leopoldo foi especial e inesquecível. Cada uma dessas obras mereceria um artigo ou uma resenha, e uma obra-prima como Filhas do Sol mereceria um Caderno de Cultura inteiro. Agradeço à Secretaria Municipal de Cultura, ao Cinesystem e aos demais espectadores presentes pela oportunidade de voltar a me reencantar com o Cinema de Arte no espaço em que ele deve estar: a sala de exibição.

DAMASCENO, Elenilto Saldanha. Momentos inesquecíveis na sala escura. Jornal VS, São Leopoldo, p. 9, 25 jun. 2019.

Foto por Tima Miroshnichenko em Pexels.com

Publicado por eleniltosaldanhadamasceno

Sou professor de Língua Portuguesa e de Literatura, jornalista e iniciei, em 2020, minhas atividades como escritor em formação e em ação. Sou mestre em Letras/Estudos de Literatura, especialista em Literatura Brasileira, graduado em Letras e em Jornalismo. Tenho 53 anos, nasci e sempre vivi em São Leopoldo/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: